quinta-feira, 2 de junho de 2011

Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC - Turma 04 Açailândia - Ma



APRESENTAÇÃO





Hoje, vivemos na Sociedade de Informação e Comunicação (TIC), complexamente informatizada pelos meios de comunicação que veiculam, numa velocidade cada vez maior, as informações das diferentes culturas do meio social, contribuindo para a massificação dos bens produzidos culturalmente.

Haja vista que o simples ato de ler e escrever não é suficiente para a atuação consciente do homem na sociedade da qual ele faz parte, é preciso a aquisição de competências e habilidades, a partir da apropriação de novos conhecimentos, para que o homem possa participar como cidadão crítico e reflexivo do meio em que vive.

A escola, enquanto mecanismo ideológico e político da sociedade, constitui-se, nesse contexto, um espaço de reflexão e prática do indivíduo, incorporando nessa formação a capacidade de intervir em todas as tecnologias educacionais, colocando-as a serviço do bem comum dos atores educativos que integram o espaço escolar.

O processo histórico de introdução das tecnologias educacionais no âmbito escolar está intrinsecamente ligado ao próprio processo histórico da sociedade, uma vez que desde os primórdios de instituição da escola, enquanto espaço formal de aprendizagem, o educador utiliza instrumentos mediativos para concretizar sua aula, seja o simples giz até as estratégias didáticas mais informatizadas, como afirma Moran (2003): “tecnologias são os meios, os apoios, as ferramentas que utilizamos para que os alunos aprendam”.

Dessa forma, o curso que você inicia tem a pretensão de contribuir para o entendimento sobre o que significa ser professor nesta chamada sociedade de conhecimento, em que se apresentam novas possibilidades de ensinar e aprender.

Assim, a Secretaria de Estado da Educação, através da Supervisão de Tecnologias Educacionais e os Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTE) oferecem aos professores, através deste Curso, a oportunidade de trocar experiências, discutir as práticas cotidianas da escola, enfim, construir saberes acerca das novas possibilidades no processo ensino e aprendizagem.

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